Referências: Revista Oriente – Artes Marciais, Filosofia e Cultura Oriental. Nº2. Julho 1997, p.13-14
O Kung Fu é uma das artes onde proliferaram mais fraudes e enganações em geral. Principalmente nos anos 70, dominado por filmes de Kung Fu devido do sucesso de Bruce Lee, muitos se intitularam “mestres” e abriram academias e associações. O estilo mais visado foi o do Kung Fu Shaolin, onde se criou toda uma mística envolvendo o templo e seus monges.
O Estilo Shaolin
A Escola de Shaolin é por certo a mais famosa escola de Kung Fu da China. Originária do mosteiro budista de mesmo nome, localizado nas montanhas Song, supõe-se que tenha sido construída por volta do ano 495 de nossa era por um monge de nome Batuo.
A grande fama, porém, só adveio após à permanência nesse mosteiro de um monge indiano denominado Ta Mo, em chinês. Este monge teria desenvolvido uma nova concepção filosófica denominada Ch’an, mais tarde conhecida por Zen no Japão.
Essa filosofia pregava uma importância muito grande à meditação sentada, à qual era muito extenuante para os monges. Assim, Ta Mo ensinou a eles princípios marciais indianos para que eles se fortalecessem. Os monges mesclaram esses conhecimentos com o Kung Fu que já havia na China e criaram o Estilo Shaolin do Norte.
Durante à Dinastia Ming (1368-1644) a cultura filosófica e marcial de Shaolin floresceu. Mas a Dinastia Qing ou Manchu (1644-1911), que sucedeu à Ming, tentou dominar a China pela força, encontrando grande resistência por parte dos monges. Devido às perseguições impetradas por esta dinastia sobre os oficiais leais à dinastia anterior, muitos destes acabaram se refugiando em Shaolin. Com eles foram grande número de armas que, devido à época tempestuosa em que viviam, acabaram por ensinar seu manejo aos monges. Até essa época, apenas o bastão era conhecido em Shaolin.
Com a destruição do mosteiro em 1736, alguns monges que escaparam acabaram por fundar um novo mosteiro Shaolin em Fukien. Este mosteiro teve cinco Grandes Mestres, conhecidos depois como “os Mestres de Shaolin”:
- Zhi San, abade do mosteiro, que abriu o ensino do Kung Fu aos leigos;
- Ng Mui, considerada depois a percursora do estilo Wing Chun;
- Pak Mei, personagem conhecido em toda a China e Mestre do estilo que leva seu nome;
- Mino Xian e Feng Dao De, que foram dois dos idealizadores da estrutura do mosteiro, inclusive da famosa “Câmara de Lo Han”, onde havia a prova dos 108 bonecos de madeira.
O Mosteiro era dividido em várias salas, onde se distribuíam os monges de acordo com o tipo de treinamento e com o seu grau de conhecimento do Kung Fu. A Sala Shaolin do Norte era uma das mais importantes, sendo responsabilidade do Abade Superior. Um destes Grandes Mestres foi o abade Chiu Jin, Mestre deste estilo.
Shaolin do Norte
Vamos começar pela genealogia do estilo, peça básica e essencial quando se lida com estilos sérios de artes marciais principalmente chinesas.
Kan Fon Hsi
Estudou com Chiu Jin, sendo o primeiro leigo a se formar, tendo-se tornado muito famoso.
Man Pon Choi
Herdeiro de todo o conhecimento de Kan Fon Hsi, tendo se tornado muito respeitado.
Yin Ta Kung
Herdeiro de Man Pon Choi, utilizou seus conhecimentos na escolta de caravanas.
Yin San Fook
Filho e herdeiro de Yin Ta Kung, continuou os negócios do pai.
Yin Kai Wun
Filho de Yin San Fook, seguiu os passos do pai e do avô. Foi grande amigo do Mestre Ku Lei Chi.
Ku Yu Cheung
Filho de Ku Lei Chi, aprendeu o Shaolin do Norte de Yin Kai Wun, além dos estilos Tam Tui e Ch’a Chuen de seu pai e ainda Pa Chi, Pa Kua e Hsing I de Grandes Mestres de seu tempo.
Yang Sheung Mo
Mestre de Hung Gar, aos 35 anos de idade perdeu uma luta para Ku Yu Cheung e abandonou tudo para tornar-se seu aluno, tornando-se herdeiro do Shaolin do Norte, além de estudar Choy-Li-Fat e Zhuran Men com outros Grandes Mestres.
Chan Kowk Wai
Herdeiro de Yang Sheung Mo, que trouxe o Shaolin do Norte para o Brasil.
Além das técnicas de mão e pernas, o Shaolin do Norte utiliza uma grande variedade de armas tradicionais, incluindo o bastão, nunchaku de três seções, facão, espada, punhal, lanças de diversas configurações de lâminas, facas borboleta, etc…
Todo esse arsenal é passado ao aluno assim que ele começa a dominar as técnicas básicas com mãos nuas. Segundo o Mestre Chan, isso é necessário porque as armas se utilizam das posições e deslocamentos das técnicas sem armas.
O Shaolin do Norte compõe-se basicamente de 10 Katis ou formas divididas em dois grupos: os longos e os curtos.
Seus movimentos foram criados com base em animais e elementos da natureza. Sua prática, que envolve todas as partes do corpo, foi desenvolvida para aumentar a resistência, força, velocidade, equilíbrio e elasticidade, além de aprimorar a capacidade de concentração e respiração.
No tocante à respiração, deve-se fazer menção à técnica do “Sininho de Ouro”, utilizada no Shaolin do Norte para desenvolver o Chi.
Como toda arte marcial, principalmente as que tiveram sua origem entre monges, o Shaolin do Norte possui um treinamento longo e árduo, com uma grande bagagem filosófica, mas que se revela edificante e recompensador com o passar dos anos.
