Referências: Revista Oriente – Artes Marciais, Filosofia e Cultura Oriental. Nº 6. Março/Abril 2000, p.14, 16.
Kung Fu Hung Sing Choy Li Fat
O estilo Choy Li Fat de Kung Fu, um dos mais populares estilos de Kung Fu do mundo, remonta principalmente ao século XIX, na figura do Mestre Chan Heung. Um grande líder dos movimentos nacionalistas daquele século, Mestre Chan Heung era um dos formadores de grupos de lutadores que combatiam o imperialismo europeu na China, particularmente durante a Guerra do Ópio (1841-1842) contra os ingleses. Sua história de lutas nacionais começa na verdade bem antes, com sua oposição ferrenha à Dinastia Manchu e sua associação com as Sociedades Secretas. Para efetuar esse combate era necessário formar bons lutadores em um pouco espaço de tempo. Daí a necessidade de um estilo de Kung Fu rápido de aprender e extremamente eficiente em combate: o Choy Li Fat.
A primeira característica que chama a atenção nesse estilo é a sua filosofia de combate: o Choy Li Fat tem como primeira regra o ataque! Ao contrário dos estilos defensivos, a agressividade é vital para um estilo de Kung Fu criado para ser usado em guerrilhas contra um inimigo muito mais poderoso. Ao deixar o oponente dar o primeiro golpe numa condição inferior como essa, a derrota quase inevitável. O ideal de seus praticantes era atacar rápida e mortalmente e sair ileso para enfrentar um novo oponente.
Para facilitar o aprendizado e agilizar o treinamento, o Choy Li Fat não se utiliza de Chi Kung na medida dos outros estilos tradicionais de Kung Fu. Isso não diminui a sua eficiência em combate, pois ele compensa essa falta com um extensivo uso das técnicas de pontos vitais. Apesar de possuir muitos chutes, eles não possuem a amplitude e rapidez dos efetuados no Shaolin do Norte, por exemplo, nem os seus saltos. Devemos lembrar que o Choy Li Fat foi desenvolvido com base em técnicas de Shaolin do Sul da China, região de grande ênfase nos golpes de mãos.
A linha Hung Sing (ou Fat Sam, por ter se originado naquela localidade) se diferencia da linhagem do Mestre Chan Heung (ou linha de King Mui) por possuir técnicas mais explosivas, à semelhança do Hsing I, em contrapartida com a fluidez e o encadeamento mais suave da linguagem original.
Origem e Divisão
O estilo Choy Li Fat teve como fundador o Mestre Chan Heung, nascido em 10 de julho de 1806, na aldeia de King Mui, em Cantão, que iniciou seu treinamento com seu tio, Mestre Chan Yuen Wu, na idade de 7 anos. Versado nas artes de Shaolin, Mestre Chan Yuen Wu ensinou seu jovem sobrinho por dez anos, até que a idade avançada o atrapalhasse. Ele então apresenta o sobrinho ao seu grande amigo e colega do Templo Shaolin de Fukien, Mestre Li Yau San, um dos cinco patriarcas do Shaolin do Sul, representante do Kung Fu Li Gar. Estudou de quatro a cinco anos com esse Mestre, embora quisesse aprender mais. Convenceu seu Mestre e seu tio a apresentá-lo ao lendário monge Choy Fok, então com 96 anos, um dos cinco monges sobreviventes da destruição do Templo Shaolin de Fukien (outro dos sobreviventes foi Ng Mui, patriarca do Wing Chun). Esse monge era conhecido como “Monge da Cabeça Queimada” pelos ferimentos decorrentes de sua fuga.O monge vivia como eremita naquela época, tendo sido instrutor do jovem Chan Heung por oito anos.
Aos 30 anos fundou sua primeira escola que chamou de Hung Sing Kwon (Sala do Ganso Sagrado). Mestre Chan Heung teve 18 discípulos mais chegados, apesar de ter tido muitos outros. Dentre eles, o que mais se destacava era Cheun Yim. Conta-se que ele era um empregado na casa de Chan Heung, e como tal, não podia participar dos treinos, embora assistisse diariamente. Como muitos outros praticantes, à noite em seu quarto ele treinava em segredo as técnicas que via de dia, até que o Mestre concordou em ensiná-lo.
Sua técnica se tornou tão eficiente que mestre Chan Heung concordou em enviá-lo ao Grande Mestre Ching Tzo Wu Sheung, outro ex-monge de Shaolin. Quando havia aprendido tudo o que podia, Cheung Yim retornou ao seu Mestre original e ambos incluíram as técnicas de Ching Tzo ao Kung Fu que praticavam, criando o Choy Li Fat (homenagem aos Mestres antecessores: Choy = Choy Fok, Li = Li Yau San e Fat = Buda, relativo às artes marciais budistas como do monge Ching Tzo). Essa versão é sujeita a controvérsias, sendo que alguns pesquisadores sustentam que o próprio Chan Heung estudou com o monge Ching Tzo e que não faz sentido ele aprender técnicas com seu próprio aluno. Mestre Chan Heung morreu aos 69 anos de idade.
De qualquer forma, depois desses eventos e participando ativamente dos movimentos revolucionários de seu Mestre, Cheung Yim muda seu nome para Cheung Hung Sing, possivelmente em homenagem à escola de Kung Fu, para escapar das perseguições dos manchus. Também mudou de cidade, passando a residir em Fat Sam, onde montou uma escola que chamou de Hung Sing, alterando o ideograma Sing de “sagrado” para “vitorioso”, ficando “Choy Li Fat do Ganso Vitorioso”. Cheun Hang Sing morreu jovem, vítima de uma emboscada. Seis lutadores o atacaram simultaneamente à noite e, embora tivesse matado a todos, seus ferimentos eram muito sérios e acabaram fatais. Seu melhor aluno, Chan Ng’au Sen, para vingar seu Mestre, procurou uma a uma as oito escolas que tramaram a emboscada e venceu seus professores e alunos, simultaneamente.
Por ter morrido jovem, Cheun Hung Sing teve poucos discípulos próximos o que garantiu a integridade de seu método, ligeiramente diferente daquele de seu Mestre, mesmo com o passar dos anos. Algum tempo depois o ideograma Hung foi alterado de “ganso” para “herói”.
A transmissão
Um dos Mestres da linhagem de Fat Sam, Tam Sam, criou uma nova linhagem que se tornou uma das três principais do Choy Li Fat: o Bak Sing. Essa linhagem possui apenas 3 (três) formas e se especializou em movimentos curtos. Ficou famosa por seus encontros com outra lenda do Kung Fu, Mestre Ku Yu Cheung. Conta-se que Mestre Tam Sam morava na mesma cidade que Mestre Ku Yu Cheung e enviava seus melhores alunos para desafiar o Mestre do Shaolin do Norte, sem resultados. Os dois Mestres se tornaram grandes amigos e até hoje praticantes de Shaolin do Norte aprendem as três formas do Bak Sing Choy Li Fat, enquanto que os alunos deste aprendem cinco formas de Shaolin do Norte.
O Grão-Mestre Chan Kowk Wai, aluno de Yang Sheung Mo, que aprendeu diretamente com os Mestres Fat Sam e Ku Yu Cheung, além da linha Bak Sing também dominou a linhagem Hung Sing, aprendendo de Yan You Chin. Esse Mestre ensinou a arte completa do Hung Sing Choy Li Fat para apenas três de seus alunos, dos quais apenas o Grão Mestre Chan Kowk Wai a ensinou abertamente.
